domingo, 29 de junho de 2008

Extender sinal Wi-Fi com uma Lata de Refrigerante


Desde que adquiri meu roteador wi-fi, percebi que o sinal não chegava até a sala da minha casa. Apesar dele ter 400mW de potência [se deixar em 400mW ele queima], possui uma antena omni de apenas 2dbi, como a maioria dos roteadores wi-fi.


O fato da antena irradiar o sinal em 360º faz o sinal chegar muito fraco até a minha sala, então pensei em usar uma solução direcional ou yagi[1].

Claro que essas soluções seriam D.I.Y. Para uma antena yagi, poderia usar uma latinha de Pringles, mas além de custar caro, dá bastante trabalho pra fazer. Então, após pesquisar, vi que podia simplesmente usar uma latinha de refrigerante cortada ao meio para direcionar o sinal para a sala da minha casa... e ainda usar o sinal emitido nos lôbulos laterais e traseiro para utilizar o notebook no meu quarto.

É muito simples de fazer, não leva nem 15 minutos. E vale muito mais a pena do que comprar antenas de maior ganho por R$40,00 por aí. Veja o vídeo abaixo:



[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Yagi_antenna

Nenhum comentário: