terça-feira, 8 de dezembro de 2009

The Kids Are Back! (e presos no congestionamento)

Resolvi voltar com esse blog, não tenho nenhuma pretensão como ficar conhecido, ter vários leitores, etc. Quero somente exercitar o português, concordância, vocabulário, etc.

Hoje o trânsito de São Paulo estava terrível e sempre quando estou parado no congestionamento, me vem a cabeça idéias mirabolantes e hoje não podia ser diferente.

Fiquei imaginando o motivo do trânsito parar e do nada, voltar a andar... A grosso modo isso é devido ao "efeito borboleta".

Quando o trânsito está livre, se o motorista da frente toma uma ação que diminui a sua velocidade, não atrapalha significativamente desde que você tenha espaço suficiente para ultrapassá-lo, mas quando o tráfego está pesado, uma ação simples como freiar para mudar de faixa certamente obriga a quem vem atrás a pisar no freio também e assim sucessivamente. Isso cria um efeito parecido com uma onda de choque que pode durar até mesmo horas.

Claro que isso é uma explicação muito óbvia, mas não é tão simples assim, tão complicado que acabou se tornando uma ciência, inclusive, há um livro sobre isso chamado "The Physics of Traffic" de Boris Kerner.














Pesquisando sobre isso, achei também um vídeo feito por uma universidade do Japão que ilustra um pouco da teoria do Kerner



Esse artigo da Wikipedia explica as três fases do congestionamento, teoria desenvolvida pelo próprio Boris Kerner.


Acho muio interessante mostrar como a física e a matemática está presente no nosso dia-a-dia sem que percebemos e sempre que eu puder postar algo sobre isso, irei fazê-lo.

Nenhum comentário: